Quem Somos

COORDENAÇÃO

Doutora em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas – Faculdades de Barra Mansa (1992) , especialização em Microbiologia (1994), especialização em Mediação Pedagógica em EAD (2010) e mestrado em Ciências (Pós graduação em Ensino em Biociências e Saúde – FIOCRUZ -2007. Atualmente é docente do Departamento de Biologia Celular e Molecular e do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI) da Universidade Federal Fluminense. Atua como coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Coordenadora da Escola de Inclusão – UFF e Vice-coordenadora do grupo DIECI UFF. É ainda coordenadora do Curso de Férias para Alunos Superdotados da UFF- DIECI, em parceria com o CMPDI e a Escola de Inclusão. Membro do grupo DIECI – Desenvolvimento e Inovação no Ensino de Ciências, atuando e orientando projetos e trabalhos de conclusão de curso principalmente nos seguintes temas: altas habilidades ou superdotação; interdisciplinaridade; ensino de Ciências/Biologia; Divulgação Científica; ensino de Biologia em Direitos Humanos.

Doutoranda em Estudos de Linguagem, UFF. Mestre em Diversidade e Inclusão, UFF (2015), graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Plínio Leite, UNIPLI (1999).  Atualmente é professora magistério no Ensino Superior lecionando LIBRAS pela Universidade Federal Fluminense (UFF) Coordenadora do Projeto de extensão ” Ensino de Surdos sob a perspectiva Bilingue”,  do Programa de extensão “Libras, Linguística e Divulgação” e vice coordenadora do Programa de Extensão: Escola de Inclusão. Foi integrado por dois anos o programa de extensão “Spread The Sign Sudeste (www.spreadthesign.com), Dicionário Online gerenciado pela European Sign Language Centre (Centro de Línguas Gestuais Europeias), ambos na UFF. É líder do Projeto de pesquisa ” Estudos do Bilinguismo: Libras e Língua Portuguesa: desafios e possibilidades para o surdo”, pelo Diretório CNPQ.  Consultora da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt -FUNCAB e Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo – -IBADE preparando provas de nível superior para concursos públicos na área da Educação, Educação Especial , das deficiências sensoriais, instrutor e intérprete de LIBRAS. – Língua Brasileira de Sinais. Atuou como Coordenadora de Educação de Surdos da rede Municipal de Maricá (2013-2015). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9205839164213478

 

 

EQUIPE DO PROJETO

Jean de Jesus da Silva

Licenciando em Química pela Universidade Federal Fluminense. Membro do grupo de pesquisa em ensino DIECI UFF – Desenvolvimento e Inovação em Ensino de Ciências, no qual contribui com o desenvolvimento de estratégias interdisciplinares, mostras científicas, atividades suplementares para estudantes identificados com altas habilidades ou superdotação e ensino-aprendizagem de química pela perspectiva da educação em Direitos Humanos. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0785046871570321

Maíra Soares Henriques

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2018. Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2021. Atualmente atua como voluntária no Programa de Extensão Libras, Linguística e Divulgação (LiLinDiv), desenvolvido na UFF. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7161559250839322

Amanda Santos Antunes

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Salgado de Oliveira (2014). Mestra em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF 2019-2021) sendo bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES 2019-2021). Doutoranda em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense (2022.1 – atual), foi bolsista pela Prefeitura Municipal de Niterói- RJ (EDITAL PDPA-2020) até 07/2023. Atualmente, bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atuou como tutora na disciplina Bioquímica nas turmas de graduação em Ciências Biológicas da UFF (2020-2021-2023 e 2024), nesta atividade, bolsista pela Pró Reitoria de Graduação. Professora da Educação Básica pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro – SEEDUC RJ. Tem experiência na área de Biologia Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão, ensino, metodologias ativas, sistema imunológico e ensino de biologia. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7161559250839322

Danielle de Moraes Góes Diniz

Pedagoga graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020), Mestranda em Diversidade e Inclusão – UFF,Especialização em Educação Especial e Inovação Tecnológica pela UFRRJ (2023), Pós graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2019), Pós graduada em Direitos Humanos, Acessibilidade e Inclusão pela Fio Cruz (2025).Graduada em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira (2004).Advogada OAB/RJ 132067, Especialização em Direito das Pessoas com Deficiência (2022), Presidente da Comissão de Diversidade e Inclusão da OAB/ 25 Subseção. triênio 2016/2018 e 2019/2021.Membro do Conselho deliberativo da OAB/8 Subseção – triênio 2013/2015Membro da comissão OAB-Mulher – Triênio 2013/2015Membro da Comissão Direito previdenciário – triênio 2013/2015.Presidente da ABA-SG -Comissão Direito dos autista e Membro da Comissão Dos autista da OAB/SG 2023. Presidente da Comissão das Pessoas Com deficiência OAB/Itaboraí. Tesoureira do Gaiarb (grupo de apoio a individuos com autismo de Rio Bonito) e Monitora da membros Afiliados(Amigos) da Rede Ciência para Educação (CpE) (desde2024) Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7161559250839322

Ailana de Sousa Bezerra

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal Fluminense. Mestranda do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI – UFF). Gestora da ASAS – Atendimento Suplementar a Alunos Superdotados. Membro do grupo de pesquisa em ensino DIECI – Desenvolvimento e Inovação em Ensino de Ciências, atuando como colaboradora no processo de desenvolvimento de estratégias interdisciplinares, planejamentos integrados didático-pedagógicos, atividades suplementares para estudantes identificados com altas habilidades ou superdotação e ensino-aprendizagem de Física pela perspectiva da educação em Direitos Humanos. Em 2017 atuou como voluntária no projeto Pré Vestibular Popular na UFF em Niterói.  Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3332533745249801 

Elena Cardoso Mendes

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal Fluminense. Mestranda do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI – UFF). Gestora da ASAS – Atendimento Suplementar a Alunos Superdotados. Membro do grupo de pesquisa em ensino DIECI – Desenvolvimento e Inovação em Ensino de Ciências, atuando como colaboradora no processo de desenvolvimento de estratégias interdisciplinares, planejamentos integrados didático-pedagógicos, atividades suplementares para estudantes identificados com altas habilidades ou superdotação e ensino-aprendizagem de Física pela perspectiva da educação em Direitos Humanos. Em 2017 atuou como voluntária no projeto Pré Vestibular Popular na UFF em Niterói.  Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3332533745249801 

Prof. Dra Sonia Regina Alves Nogueira

Possui graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade de Brasília (1981), graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade de Brasília (1982), mestrado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Ciências pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1990). É Professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense, onde trabalha desde 1992 no Departamento de Físico-Química do Instituto de Química. Dedica-se à formação de professores e à pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Física e Química), especialmente no desenvolvimento de estratégias metodológicas e materiais didáticos interdisciplinares, tanto para o Ensino Superior quanto para a Educação Básica.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4813174476985841

Prof. Dr. Cauê Torres de Oliveira Guedes Costa

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento de TDICs para o Ensino de Ciências, Divulgação Científica, Ensino de Ciências e Direitos Humanos e Atividades suplementares para alunos com comportamento superdotado. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4053839379793929 

Prof. Dra Alice Akemi Yamasaki

Possui graduação em Pedagogia (1990), mestrado em Educação (1998) e doutorado em Educação (2007) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Associada I da Universidade Federal Fluminense – Niterói, exercendo atividades no Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento, da Faculdade de Educação, na Didática. É docente colaboradora no Curso Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão – CMPDI, da Universidade Federal Fluminense. É membro pesquisador do grupo de pesquisa e extensão DIECI (Desenvolvimento e Inovação no Ensino de Ciências). Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: diversidade e inclusão, formação de professores e Educação em Direitos Humanos, educação e infância popular, cultura popular e violências no contexto escolar. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão no campo da Educação Popular e do Cinema e Educação.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8508252104810204

 

 

Contato

Endereço:
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – CAMPUS DO GRAGOATÁ

Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, Bloco P – Térreo – São Domingos – Niterói –
CEP 24210-201 – RJ – Brasil

E-mail: escoladeinclusaouff@gmail.com

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