A Escola de Inclusão: Labs-STEAM (Escola de Inclusão: Laboratório em Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) é um espaço de Educação 4.0 que, desde a sua origem, oferece oportunidade de desenvolvimento da cultura maker e a aprendizagem baseada em projetos criativos e inovadores para aplicação no Ensino, Ciência e Tecnologia (Ensino/C&T).
Apoiada no tripé ensino, pesquisa e extensão universitária, a Escola de Inclusão fez sua trajetória pautada em projetos de atendimento à comunidade para a (in)formação de professores/profissionais, criação/produção de materiais didáticos acessíveis de baixo custo, tecnológicos/tecnologia da Informação e Comunicação/Tecnologia Assistiva, divulgação científica e cultural em diversas áreas de conhecimento para o atendimento de educandos e pessoas com deficiências, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
Academicamente, a Escola de Inclusão foi criada em 10 de julho de 2009 e, desde então, oferece atividades contínuas de formação docente/profissional, serviço gratuito a comunidade e pesquisa vinculada a projetos de mestrado profissional/acadêmico, doutorado e pós-doc nas áreas de Ensino, Interdisciplinaridade e Tecnológica (Acessível) da CAPES.
Os nossos apoiadores são a PROEX-UFF, o PROEXT-MEC (2009 e 2010), a CAPES (Editais Novos Talentos 05/2012 e PIBID 2014), o CNPQ (2016-2019) e FAPERJ (desde 2010).
O Programa ESCOLA DE INCLUSÃO da UFF tem o objetivo geral de (in)formar licenciandos culturalmente diferenciados para o uso de linguagens, códigos e recursos aplicáveis a sujeitos que apresentem dificuldades de comunicação e sinalização; acesso inclusivo a conceitos científicos e conteúdos escolares; para a produção de materiais didáticos ou de divulgação acessíveis em sua área de conhecimento, aplicáveis a sujeitos que apresentem deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no ensino formal (escolas públicas e privadas) e não-formal (museus, centros e casa de cultura), assim como professores da rede regular de ensino, organizações governamentais e não-governamentais, divulgando saberes e fazeres em eventos de extensão universitária, visando a redução das desigualdades sociais e o combate da extrema pobreza pelo empreendedorismo auto-gestionário.
A Escola de Inclusão: Labs-STEAM passará a oferecer oportunidades para a realização de cursos, participação em eventos, pesquisa de insumos para a criação de materiais didáticos acessíveis em 2D e 3D, inclusive de baixo custo, além da organização, montagem de exposição de materiais criados com vistas a divulgação científica, desenvolvimento de Tecnologia da Informação e Comunicação/Tecnologia Assistiva. Nossa meta é chegar à sociedade com experiências acadêmicas inclusivas desenvolvidas por estudantes de licenciatura, mestrado, doutorado e pós-doc comprometidos com a Educação, o Ensino, a Inclusão Social, o Empreendedorismo e a Cidadania.
Os objetivos específicos são:
- Capacitar professores, profissionais e alunos por meio de cursos de extensão para atuação de maneira formal (escolas públicas e privadas) e não-formal (museus, centros e casa de cultura), organizações governamentais e não-governamentais no uso de Braille, Libras, Robótica, Tecnologia Assistiva e Produção de Materiais Didáticos, Tecnológicos e Informativos para Inclusão por meio de ensino híbrido (on-line e off-line) da Educação 4.0 ;
- Oferecer oportunidade para a prática da Sala de Aula Invertida para o esclarecimento de dúvidas, orientação de políticas, legislação, direitos da comunidade em geral de maneira presencial, por e-mail ou chat on-line;
- Pesquisar insumos apropriados para a produção de projetos de materiais didáticos, tecnológicos e de informação acessíveis, de baixo custo, em cada área de conhecimento no ensino formal e não-formal em contextos de Educação STEAM e Cultura Maker e serviços à comunidade (PAAAH/SD e PATEA);
- Apoiar a produção e realização de monografias, dissertações e teses sobre temas relacionados à inclusão de alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação em situação de ensino-aprendizagem formal e não-formal com base nas Linhas de Pesquisa do CMPDI, PPBI, PGCTIn, EBS/IOC/Fiocruz ;
- Apoiar a organização de artigos, livros e E-book para publicação em veículos científicos e culturais;
- Realizar exposições de material didático, tecnológico e de divulgação científica, acessíveis;
- Estimular a formação continuada em pós-graduação lato e stricto-sensu.
Acesse aqui para acompanhar as informações.