COORDENAÇÃO
Fernanda Serpa Cardoso | Coordenadora
Doutora em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas – Faculdades de Barra Mansa (1992) , especialização em Microbiologia (1994), especialização em Mediação Pedagógica em EAD (2010) e mestrado em Ciências (Pós graduação em Ensino em Biociências e Saúde – FIOCRUZ -2007. Atualmente é docente do Departamento de Biologia Celular e Molecular e do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI) da Universidade Federal Fluminense. Atua como coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Coordenadora da Escola de Inclusão – UFF e Vice-coordenadora do grupo DIECI UFF. É ainda coordenadora do Curso de Férias para Alunos Superdotados da UFF- DIECI, em parceria com o CMPDI e a Escola de Inclusão. Membro do grupo DIECI – Desenvolvimento e Inovação no Ensino de Ciências, atuando e orientando projetos e trabalhos de conclusão de curso principalmente nos seguintes temas: altas habilidades ou superdotação; interdisciplinaridade; ensino de Ciências/Biologia; Divulgação Científica; ensino de Biologia em Direitos Humanos.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0899150602589123
Tathianna Prado Dawes | Vice-Coordenadora
Doutoranda em Estudos de Linguagem, UFF. Mestre em Diversidade e Inclusão, UFF (2015), graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Plínio Leite, UNIPLI (1999). Atualmente é professora magistério no Ensino Superior lecionando LIBRAS pela Universidade Federal Fluminense (UFF) Coordenadora do Projeto de extensão ” Ensino de Surdos sob a perspectiva Bilingue”, do Programa de extensão “Libras, Linguística e Divulgação” e vice coordenadora do Programa de Extensão: Escola de Inclusão. Foi integrado por dois anos o programa de extensão “Spread The Sign Sudeste (www.spreadthesign.com), Dicionário Online gerenciado pela European Sign Language Centre (Centro de Línguas Gestuais Europeias), ambos na UFF. É líder do Projeto de pesquisa ” Estudos do Bilinguismo: Libras e Língua Portuguesa: desafios e possibilidades para o surdo”, pelo Diretório CNPQ. Consultora da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt -FUNCAB e Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo – -IBADE preparando provas de nível superior para concursos públicos na área da Educação, Educação Especial , das deficiências sensoriais, instrutor e intérprete de LIBRAS. – Língua Brasileira de Sinais. Atuou como Coordenadora de Educação de Surdos da rede Municipal de Maricá (2013-2015)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9205839164213478
Equipe do Projeto
Jean de Jesus da Silva | Bolsista do Projeto
Licenciando em Química pela Universidade Federal Fluminense. Membro do grupo de pesquisa em ensino DIECI UFF – Desenvolvimento e Inovação em Ensino de Ciências, no qual contribui com o desenvolvimento de estratégias interdisciplinares, mostras científicas, atividades suplementares para estudantes identificados com altas habilidades ou superdotação e ensino-aprendizagem de química pela perspectiva da educação em Direitos Humanos.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0785046871570321
.
Cauê Torres de Oliveira Guedes Costa | Colaborador do Projeto
Doutor em Engenharia Química
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento de TDICs para o Ensino de Ciências, Divulgação Científica, Ensino de Ciências e Direitos Humanos e Atividades suplementares para alunos com comportamento superdotado.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6032007571175589
Ailana de Sousa Bezerra | Colaboradora do Projeto
Licenciando em Ciências Física
Licencianda em Física pela Universidade Federal Fluminense. Membro do grupo de pesquisa em ensino DIECI – Desenvolvimento e Inovação em Ensino de Ciências, atuando como iniciante docente no processo de desenvolvimento de estratégias interdisciplinares, planejamentos integrados didático-pedagógicos, atividades suplementares para estudantes identificados com altas habilidades ou superdotação e ensino-aprendizagem de Física pela perspectiva da educação em Direitos Humanos. Em 2017 atuou como voluntária no projeto Pré Vestibular Popular na UFF em Niterói.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3332533745249801
Elena Cardoso Mendes | Colaboradora do Projeto
Licenciando em Química
Possui ensino médio pelo Colégio Salesiano Santa Rosa(2019). Atualmente é Bolsista de licenciatura do DIECI da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Matemática.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4504406034221951
Raphael Lopes da Costa |Colaborador do Projeto
Atua no Projeto de Extensão como Tradutor e Intérprete de Libras.
Licenciando em Direito pela Universidade Federal Fluminense, no campus de Macaé, atua como Tradutor/Intérprete de Libras bolsista no Projeto Um novo Olhar em parceria com a FUNARTE e a Escola de Música da UFRJ. Também é licenciando em Letras-libras pela Universidade Estácio de Sá. Atualmente atua como instrutor de Libras para crianças no Colégio Ponto de Apoio de Teresópolis. Além disso, colabora como tradutor/intérprete no Projeto Sinalidade (FL/UFRJ) e no Programa de extensão Libras, Linguística, divulgação.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8909265004058961
Natan Melo Zefiro | Colaborador do Projeto
Licenciando em Ciências Biológicas
Integra o grupo Desenvolvimento e Inovação em Ensino de Ciências (DIECI), Cursa Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal Fluminense (UFF), atua como iniciante docente no processo de desenvolvimento de estratégias interdisciplinares, planejamentos integrados didático-pedagógicos, atividades suplementares para estudantes identificados com altas habilidades ou superdotação e ensino-aprendizagem pela perspectiva da educação em Direitos Humanos.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6617942333911850
.
.
.

Sonia Regina Alves Nogueira | Colaboradora do Projeto
Instituto de Química
Possui graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade de Brasília (1981), graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade de Brasília (1982), mestrado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Ciências pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1990). É Professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense, onde trabalha desde 1992 no Departamento de Físico-Química do Instituto de Química. Dedica-se à formação de professores e à pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Física e Química), especialmente no desenvolvimento de estratégias metodológicas e materiais didáticos interdisciplinares, tanto para o Ensino Superior quanto para a Educação Básica.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4813174476985841